sexta-feira, 20 de março de 2009

Estudo do dia 23/03/2009

Olá! Como vocês puderam perceber não me encontro na escola hoje. No entanto estou deixando uma material para vocês estudarem, trata-se do resumo das aulas que seguirão. Estudem (leiam com calma e mais de uma vez), anotem aquilo que mais lhe chamarem atenção e um "cheiro no coração" de todos.
# # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

E.E.E.P. Mons. José Augusto da Silva
Educadora Iris Jeannita Alves de Sousa – 2009
Assunto: Divisão Didática da Geografia – e os princípios metodológicos.


A Geografia didaticamente é dividida em dois grandes ramos: a Geografia Física e a Geografia Humana, que assim são divididos para se compreender suas compartimentações, no entanto para a apreensão daquilo que ocorre no espaço geográfico essa dicotomia some.

Geografia Física
Esse ramo dividi-se em:

§ Geofísica - ocupa-se em estudar as dimensões (altitude, extensão) e os movimentos realizados pela Terra.

§ Geoquímica - ocupa-se em estudar as reações químicas (salinidade, temperatura, densidade) ocorridos sobre a superfície terrestre.

§ Geomorfologia - ocupa-se em estudar as formas da superfície terrestre e sua evolução.
§ Biogeografia - ocupa-se em estudar a distribuição dos seres vivos sobre a superfície terrestre.

§ Climatologia - ocupa-se em estudar os fatores e elementos do clima hoje e no passado (paleoclimas).

§ Pedologia - estuda os tipos e distribuição dos solos sobre a superfície terrestre.

§ Hidrologia - estuda a origem e distribuição dos corpos d’água sobre a Terra.

Geografia Humana ou Antropogeografia
É o ramo da Geografia que se consagra ao estudo e a descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço em que vive. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço que a compreende, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade bem como o estudo do homem em que vivemos nos sentido da relação do homem com o espaço, o homem espacializado.
Esse ramo dividi-se em:

–Geografia das Populações – ocupa-se em estudar a composição e dinâmica das populações.

–Geografia Econômica analisa como se dão as atividades e sua distribuição no globo
•Geografia Agrária – ocupa-se com o estudo das atividades que ocorrem no campo, como: o extrativismo, a agricultura e a pecuária.
•Geografia das Indústrias – analisa a distribuição da atividade industrial no globo e o fator de segregação que a mesma cria entre as sociedades atuais.
•Geografia do Comércio e dos Serviços
•Geografia dos Transportes

–Geografia Cultural

Ciências afins
•Esse ramo dividi-se em:

–Meteorologia
–Biologia
–Geologia
–História
–Economia
–Estatística
–Sociologia

Princípios Metodológicos

•Os métodos utilizados para se estudar Geografia são:

•Extensão/Friedrich Ratzel

•Analogia/Vidal de La Blache e Karl Ritter.

•Causalidade/Alexander von Humboldt

•Interação/Jean Brunhes


18 comentários:

  1. Educadora Íris, já tinha ouvido diversos comentários a respeito de seu grande potencial como educadora e agora percebo que o que me falaram condiz com a realidade. Parabéns pela criatividade utilizada nas abordagens dos conteúdos, sinto-me feliz em participar da mesma equipe de trabalho que você.

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me lisonjeada com seu comentário e lhe peço não me deixe fazer "a peteca cair". Abç, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. PASSEI APENAS PARA LHE MANDAR UM ABRAÇO BEM GOSTOSO E DIZER QUE ESTOU ADORANDO TER VOCE COMO PROFESSORA.

    BJS......

    CRASY LIFE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. bom né o que eu achei sobre ageografia e porque e muito importante saber que sempre esta falando sobre o planeta terra porque todos nós gostamos muito de falar um pouquinho sobre ageografia

    ResponderExcluir
  5. aluna: tassani turma:informática

    eu ñ sabia que na geografia existia 4 métodos para estudar ela que são eles extensão,analogia,causalidadee interação esses os metodos usados pra que a geografia seja mais intendidas por nóis alunos.

    ResponderExcluir
  6. a imagem retrata a seca que ocorre no nordeste,ou pode se comparar a seca que ocorreu no África,ou seja,causada pelo aquecimento global que é o fator que está afetando nosso planeta atualmente e isso acaba trazendo consequências do qual é a fome e o desemprego para todos nos que na superfície terrestre.
    Juliana Luna
    informática

    ResponderExcluir
  7. José Magalhães
    enfermagem

    a imagem da seca nordeste foi mostrado que nos ser humano não tem capacidade de reflete, mais só que nós não ligamos para ambiente que nós vivemos

    ResponderExcluir
  8. a figura acima mostra um fenomeno geografico do qual só ocorre no nordeste o motivo é a seca,outro motivo é o aquecimento global.

    ResponderExcluir
  9. Turma:TURISMO
    Educando: Joelma

    eu ñ sabia que na geografia existia 4 métodos para estudar ela que são eles extensão,analogia,causalidade interação os metodos usados pra que a geografia seja mais intendida por nóis educandos.

    ResponderExcluir
  10. aquela imagem apresenta a seca por quausa da abiçao e essa á a consequecia

    ResponderExcluir
  11. l





















































































































    Laziane e Bruno(Emfermagem)A figura retrata de uma familia em pe que fica observando algo e fica com seus filho no colo enquato fica obswrvando a seca tomando conta ao redor da regiao.



























    l









    l

    ResponderExcluir
  12. Romário Enfermagem Essa foto retrata a seca no nordeste, só por causa da exploração do homem na natureza. E isso causa uma grave reação como falta de água, Isso causa várias
    doenças uma delas é o çáncer de pele.

    ResponderExcluir
  13. essa imagem mim mostra pessoas com certeza com fome,no nordeste na seca e tem suas consequêcias eles não estão com boa aparencia.

    ResponderExcluir
  14. ALUNA;ILANIA CURSO;ENFERMAGEM

    A FIGURA REPRESENTA A GRANDE CRISE DA SECA NO NORDESTE ACHO QUE TAMBEM PODERIA SER A CRISE DA FOME NO BRASIL.







    ALUNA;ILANIA CURSO;ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  15. SECA NO NORDESTE

    PODE OBISÉVA QUE O SERUMÁNO E O ANIMAL RACIONAL DO MUNDO, MAIS ELE SÓ PENSA NO DINHEIRO NÃO PENSA NO FUTURO DOS FILHO DELE, ELÉS SÓ PENSAN EM DERUBA ARVORES E FASE QUEIMADAS E AI PROVOCA AQUECIMEMTO GLOBAL E ISTO PROVOCA A
    SECA NO NORDESTE.

    VALDECIO =INFERMAGEM

    ResponderExcluir
  16. Aluna:Jéssica Curso:Enfermagem A fotografia nos mostra uma seca coisa que não é novidade aqui no Nordeste... Extensão:Nordeste Analogia:A seca utimamente não está ocorrendo somente no nordeste mas também em outros lugares como São Paulo Rio de Janeiro etc. Causalidade:Por conta da poluição de aguá e da destruição. Interação:Se a aguá doce acabar os animais morrerão as plantas tambem e até algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  17. Romário turismo:obrigado por ter dado o que estuda no blog e pela mensagem ;para os protagonista :No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no mei do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

    ResponderExcluir
  18. a sim com todos disen a seca nao e novidade maissim ein portanti que nois coidando do futuro para todois nois..

    ResponderExcluir